sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Ali vem nossa comida pulando!"

A pedido da professora durante o seminário, procuramos a origem desta frase de Hans Staden presente em destaque na primeira página da Revista de Antropofagia. E achamos além disto. Hans Staden é um grande autor alemão que contribuiu de forma siginificativa para o primeiro momento do Modernismo Brasileiro. Vale a pena ler as 7 páginas sobre duas obras dele, e conheçer o 'mau bocado' que ele passou aqui no Brasil. Leiam! 
Sobre a origem da frase título do post na Revista de Antropofagia: as obras de Staden (essas descritas no texto!) provavelmente contribuíram para a formulação do Manifesto Antropófago. A frase "Ali vem nossa comida pulando!" presente na Revista de Antropofagia remete ao momento em que Staden, feito prisioneiro dos indígenas antropófagos, teve suas pernas amarradas e foi obrigado a caminhar pela tribo aos pulos, enquanto os índios o observavam, causando risos a todos. "O comentário dos indígenas, à visão do pobre Staden  esforçando-se para não cair, era vazado no mais legítimo humor negro:“Aí vem pulando o nosso manjar!” (p. 100)"
Tadinho do alemão! Os índios primitivos tirando onda com a cara dele... (risos)

P.S.: Eu, Leonardo, estou de certa forma impressionado com tudo isso. Não por ser trágica, mas parece que a historia do Brasil ja veio com comédia inclusa... Imaginem a cena da passagem descrita, tem como não rir!?
Quem não leu o texto, leia, por favor!  É muito interessante, e comico também! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário