quinta-feira, 20 de maio de 2010

As Revistas!

As Revistas de Antropofagia foram publicadas em duas fases, ou "dentições", como denominavam os antropófagos. 
A primeira dentição (10 edições, de 1º de maio de 1928 a fevereiro de 1929) teve como principal publicação o Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade. Também foi publicado o célebre texto de Oswaldo Costa, a "Descida Antropófaga", onde criticava Potugual por "civilizar" os selvagens (índios) no periodo colonial. Nessa primeira fase também ocorreu uma assimilação indiscriminada de autores, alguns ate mesmo sem relação com o movimento, o que fez com que essa fase do movimento não tivesse suas ideias delimitadas e expostas. Mas, nesse momento, "A "Revista de Antropofagia" não tem orientação ou pensamento de espécie alguma: só tem estômago." Então... ta entendido! Nessa primeira fase também foram publicados poemas como "No meio do caminho", de Drummond, "Noturno da Rua da Lapa", de Manuel Bandeira e "Republica", de Murilo Mendes. Não podemos deixar de citar também que no segundo número da revista foi publicado o fragmento inicial de Macunaíma, de Mario de Andrade, obra expoente do movimento antropófago.
Já na segunda dentição... o movimento se definine! Porém, a revista toma forma apenas em uma página do jornal "Diário de São Paulo". Mas isso não impediu o 'terrorismo literário' que os antropófagos estavam propondo para restabelecer a linha radical e revolucionária do Modernismo. Agora, eles não queriam revolucionar só na literatura. Ambicionavam também o social, a política e a religião. Oswaldo Costa publica sua série "Moquém", onde critica o Modernismo Brasileiro. O penultimo número da revista deu conta de divulgar a primeira exposição de Tarsila. No ultimo número, os antropófagos fazem comentários sobre a repercusão da exposição. A revista teve seu fim quando muitos jornais foram devolvidos em protesto às irreverencias antropofagicas. Rubens do Amaral, responsável pelo jornal e amigo dos antropófagos, se viu obrigado a terminar com a página da Revista. A partir daí, o grupo foi se dissolvendo...

  

ATUALIZANDO PRA VOCÊS: Encontrei, só agora, no dia do seminário, um link com todas as edições da Revista de Antropofagia. Cliquem AQUI e DEVOREM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário